sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Junta-te a nós o mais breve possivel...


Como é do dominio publico a nossa Academia Futsal iniciou no passado dia 7 Setembro a actividade e neste momento já conseguimos reunir 8 jovens atletas que têm entre 7 e 12 anos.

Estamos muito contentes com a resposta que este miudos nos têm dado, mas como ambiciosos que somos queremos ver mais juventude.

Nesse sentimos apelamos a todos que tenham amigos ou familiares dentro deste escalão etário que falem de nós e que lhes proponham vir visitar-nos e conhecer a nossa Academia.

Neste mês de Setembro a actividade da Academia não cobra nenhum tipo de despesa para os miudos...

Aparece e junta-te a este projecto que serás de certeza bem sucedido...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

1ª Semana de trabalho


Já passou uma semana desde a abertura da nossa Academia de Futsal. O trabalho realizado têm sido em função dos princípios básicos do futsal e sem os quais não poderão estes jovens evoluir nesta modalidade.

Esperamos por mais jovens para que a nossa Academia de Futsal possa evoluir ainda mais rapidamente e de uma forma mais sustentada.

Apareçam ás 3ª e 6ª feiras das 20:00 ás 21:00 horas no Pavilhão Municipal de Alverca.

Contamos contigo e traz mais um(a) amigo(a)...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O primeiro dia da Academia Futsal


Iniciou-se ontem os trabalhos da Academia Futsal All Stars. Ficamos a conhecer os novos jovens deste novo projecto.
O treino teve como principal missão os gestos técnicos mais utilizados no futsal (Passe/Recepção).
Depois de efectuados alguns exercícios fez-se um pequeno jogo em campo reduzido.

A primeira analise é de que estes jovens que compareceram têm condições e capacidades para fazerem do futsal o seu principal desporto.

Sexta feira ás 20:00 horas é o próximo treino no Pavilhão Municipal de Alverca...

Aparece e traz um(a) amigo(a) sem qualquer compromisso!!!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Inicio dos Treinos - Època 2010/2011

Informamos que amanha (7 Setembro) terá inicio a actividade da nossa Academia Futsal.

Os treinos realizam-se todas as 3ª feiras e 6ª feiras das 20:00 ás 21:00 horas no Pavilhão Municipal de Alverca.

Aparece e traz um amigo... Vem experimentar a nossa Academia sem compromisso nenhum...

Estamos á tua espera...

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Escolas de Futsal: Formação de atletas ou de Individuos para a vida?




Encontrei este artigo num dos muitos blogues sobre a formação do jovem atleta...

"Ao longo dos meus cerca de dez anos de experiência como Treinador de Futsal, quase sempre trabalhei com formação, imaginando formar bons atletas, quem sabe um dia atletas profissionais, mas logo deparei que nas minhas equipas de futsal quem participava eram essencialmente crianças e adolescentes, que estavam ali para ter o prazer de praticar um jogo, de brincar, sorrir e de fazer novas amizades....

Após muitas trocas de experiências com vários treinadores e outro dinamizadores da modalidade, e com alguma leitura avulsa, cheguei à conclusão que tinha que usar o futsal com ferramenta para ajudar na formação do cidadão e não só visando a competição. Das crianças e jovens que trabalharam comigo na iniciação, três ou quatro praticam o futsal em forma de competição até hoje. Os demais, são hoje estudantes superiores ou profissionais de outras áreas como: professores, médicos, advogados, contabilistas ou técnicos das diferentes áreas, enfim, várias profissões que usam ou usaram o futsal apenas como melhoria da sua qualidade de vida.O que quero dizer com isso, e que nós, técnicos de formação em futsal não devemos nos preocupar somente em formar atletas de qualidade e sim trabalhar o bem estar, o carácter, as qualidades necessárias para que o nosso atleta seja um cidadão alegre e cheio de vontade de praticar o futsal, seja ele como profissional ou como mero desporto preferido para praticar nas suas horas vagas.Quando um miúdo deixa de participar nos treinos de futsal, logo achamos que ele não gosta de jogar, mas isso é um erro nosso. Devemos fazer uma reflexão da maneira que trabalhamos com esse atleta e não transferir a responsabilidade para ele próprio por ter parado de praticar futsal. O meu maior resultado na formação, e aquele que mais me orgulho, não é um qualquer índice estatístico positivo ao nível dos resultantes, mas sim o índice baixíssimo de atletas que deixam de praticar o desporto que tanto gostam.


Os factores psicológicos de motivação, são essenciais no trabalho com jovens. Talvez os miúdos cheguem com muita vontade de jogar futsal, divertindo-se, e não de iniciar um treino visando somente os resultados ao fim-de-semana. As crianças e os adolescentes não têm estrutura física e psicológica para aceitar regras muito rigorosas, devemos fazer dos nossos treinos de futsal, uma recreação, com treinos diversificados, com normas e regras prazerosas, que façam com que o atleta corra, chute, drible, ganhe, perca, mas que tenha sempre vontade de voltar no dia seguinte.....Acho que o maior beneficio é manter a criança em actividade e não nos resultados alcançados.Por isso o meu trabalho é, hoje, muito direccionado na formação de um cidadão. E que o futsal esteja sempre presente em sua vida, como profissão, desporto preferido ou como uma simples paixão."

Autor: Leandro Soares (Treinador Futsal)


Ainda bem que existem pessoas com este pensamento ao qual eu subscrevo...

Há que reflectir bastante....

Formação de Jogadores de Futsal entre os 8 e os 12 anos! Vitórias ou aprendizagem? (Futsal de Formação)


Encontrei este artigo num dos muitos blogues sobre a formação do jovem atleta...

Um estudo simples feito pelas equipas de futsal do Campeonato Distrital de Escolas da Associação de Futebol do Porto, levou-me a pensar se a formação do Futsal, nomeadamente na zona norte do país estava a ser bem delineada.

De facto, reparamos que cerca das 23 equipas a participarem no campeonato atrás referido somente 13 equipas possuem escalões seniores. Contudo, não é só nesta disparidade de realidades que detectei tais divergências.

É usual ver nos nossos pavilhões diversas crianças que não podem (ou não deixam fazer aquilo que mais gostam de fazer), jogar futsal.

Será que é mais importante ganhar jogos do que ver uma criança com um sorriso nos lábios?

Quantas são as vezes que vemos uma criança triste no fim de um jogo mesmo que a sua equipa tenha ganho?

Existem várias pessoas relacionadas com a formação do jovem desportista no qual eu seleccionei, para mim, os mais importantes; o professor/treinador e o pai.

Em conjunto podem realizar uma formação adequada na actividade desportiva da criança, o professor/treinador na metodologia e acção pedagógica, o pai na orientação educacional diária.

Contudo quando mal orientados podem ter um efeito contrario ao pretendido.

Se verificarmos o futuro da criança no futsal está directamente relacionado com as acções metodológicas do professor/treinador.

Mas, o que faz parecer incompetente nas tarefas realizadas com a criança? Na minha opinião adoptar uma mentalidade fomentando a “ produção” de um craque, um campeão será uma ideia errada nas tarefas com a criança.

Essa postura leva a que sejam inseridos nas tarefas realizadas pelo professor/treinador, temas como treinos físicos, técnicos específicos, contrariando as necessidades das crianças. Sendo assim, a criança é levada para a especialização desportiva e consequentemente a busca de rendimento, valorizando o resultado imediato.

É um facto que queremos craques, mas esses craques têm de ser trabalhados ao longo da sua actividade desportiva e sempre em prol da equipa e nunca o contrário.


Autor: João Manuel Sousa Moreira
Dá que pensar e reflectir bem sobre o trabalho que se faz junto dos jovens que querem jogar futsal...