quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Formação de Jogadores de Futsal entre os 8 e os 12 anos! Vitórias ou aprendizagem? (Futsal de Formação)


Encontrei este artigo num dos muitos blogues sobre a formação do jovem atleta...

Um estudo simples feito pelas equipas de futsal do Campeonato Distrital de Escolas da Associação de Futebol do Porto, levou-me a pensar se a formação do Futsal, nomeadamente na zona norte do país estava a ser bem delineada.

De facto, reparamos que cerca das 23 equipas a participarem no campeonato atrás referido somente 13 equipas possuem escalões seniores. Contudo, não é só nesta disparidade de realidades que detectei tais divergências.

É usual ver nos nossos pavilhões diversas crianças que não podem (ou não deixam fazer aquilo que mais gostam de fazer), jogar futsal.

Será que é mais importante ganhar jogos do que ver uma criança com um sorriso nos lábios?

Quantas são as vezes que vemos uma criança triste no fim de um jogo mesmo que a sua equipa tenha ganho?

Existem várias pessoas relacionadas com a formação do jovem desportista no qual eu seleccionei, para mim, os mais importantes; o professor/treinador e o pai.

Em conjunto podem realizar uma formação adequada na actividade desportiva da criança, o professor/treinador na metodologia e acção pedagógica, o pai na orientação educacional diária.

Contudo quando mal orientados podem ter um efeito contrario ao pretendido.

Se verificarmos o futuro da criança no futsal está directamente relacionado com as acções metodológicas do professor/treinador.

Mas, o que faz parecer incompetente nas tarefas realizadas com a criança? Na minha opinião adoptar uma mentalidade fomentando a “ produção” de um craque, um campeão será uma ideia errada nas tarefas com a criança.

Essa postura leva a que sejam inseridos nas tarefas realizadas pelo professor/treinador, temas como treinos físicos, técnicos específicos, contrariando as necessidades das crianças. Sendo assim, a criança é levada para a especialização desportiva e consequentemente a busca de rendimento, valorizando o resultado imediato.

É um facto que queremos craques, mas esses craques têm de ser trabalhados ao longo da sua actividade desportiva e sempre em prol da equipa e nunca o contrário.


Autor: João Manuel Sousa Moreira
Dá que pensar e reflectir bem sobre o trabalho que se faz junto dos jovens que querem jogar futsal...

Sem comentários:

Enviar um comentário